Prefeitos serão reconhecidos pela gestão em favor dos pequenos negócios
Reconhecer gestores municipais que desenvolveram projetos e ações voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios é o objetivo do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Idealizado pelo Sebrae, o prêmio pretende identificar, avaliar, reconhecer e disseminar iniciativas realizadas nos municípios brasileiros que geraram impacto positivo para o empreendedorismo. As inscrições para a oitava edição podem ser feitas pelo site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br, a partir do dia 26 de agosto, e seguem até 6 de janeiro de 2014.
Promovido a cada dois anos, o prêmio é um reconhecimento em duas etapas, estadual e nacional, dos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional por meio de políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas. Qualquer município pode participar e as inscrições são gratuitas. Desde 2001, já concorreram representantes de 3.895 municípios brasileiros. Após a realização desta edição, a marca passará dos quatro mil participantes.
Na Bahia, o Sebrae realiza visitas às prefeituras para apresentar o prêmio, explicar o regulamento e orientar os gestores para o preenchimento das informações na hora de fazer a inscrição no site. A premiação é também realizada em parceira com a União dos Municípios da Bahia – UPB, que apoia na divulgação, mobilização dos prefeitos participantes e suporte na inscrição das iniciativas.
Categorias - Sete categorias serão premiadas, sendo uma para o grande prêmio, que é o de Melhor Projeto Estadual, e seis categorias temáticas: Compras Governamentais, Lei Geral Implementada, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Novos Projetos e Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos. Para participar, cada município pode inscrever até duas iniciativas, desde que em categorias diferentes, sendo que um mesmo projeto pode ser inscrito em duas categorias distintas.
Nesta edição, como 2013 é um ano de início de gestão, há uma categoria específica para novos projetos, destinada àquelas iniciativas que ainda estejam em fase inicial de implementação. “A ideia é conhecer e acompanhar essas propostas, premiando os projetos com a marca de inovação. Além disso, em todas as categorias, podem ser inscritos e premiados projetos iniciados em gestões anteriores, desde que tenham tido continuidade e ampliação dos seus resultados. Outra novidade é uma categoria para projetos que exploraram as oportunidades de negócio geradas pelos eventos esportivos”, explicou o analista de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae na Bahia, Murilo Nunes.
Após o encerramento das inscrições, os projetos serão avaliados para que se definam os vencedores das categorias e também o melhor projeto do estado. Os vencedores estaduais recebem um troféu, certificado, e passam a concorrer na etapa Nacional do Prêmio. Além disso, serão integrados à Rede de Prefeitos Empreendedores e terão os respectivos projetos disponibilizados ao público, para consulta no site do Prêmio e no Portal do Desenvolvimento Local.
A premiação estadual está prevista para ocorrer em Abril de 2014. Já a grande premiação Nacional, em Brasília, deve acontecer em junho de 2014. Os prefeitos vencedores da etapa nacional recebem troféu, certificados e ganharão uma viagem internacional para conhecer experiências exitosas de projetos de fortalecimento dos pequenos negócios.